Igor Scliar
top of page
  • Foto do escritorMiguel Alves

Criogênesis: Monitorando 24/7 a temperatura dos equipamentos para garantir a criopreservação

Atualizado: 6 de jan. de 2023


Lembra da fada do dente?


E se ao invés de ela dar uma moeda, ela trouxesse a possibilidade de regenerar tecidos?


A utilização de células tronco mesenquimais advindas da polpa do dente de leite já é uma realidade, bem como as hematopoiéticas vindas do cordão umbilical. Tem projetos até super interessantes com célula tronco do sangue de menstruação, mas esse assunto a gente deixa para outro post.


Atualmente, as células tronco são coletadas, processadas e armazenadas através da tecnica de criopreservação. Este é um serviço delicado, que exige um sistema de controle de qualidade robusto.


O monitoramento em tempo real de temperatura foi um dos mais recentes investimentos feitos pela Criogênesis, uma clínica especializada em congelamento de células tronco hematopoiéticas e mesenquimais, derivadas do tecido, sangue de cordão umbilical e polpa de dente de leite. A clínica instalou o Sistema de controle de temperatura Sentinel 360, da 4UIT, em seus freezers, geladeiras, tanques, entre outros, garantindo uma economia de tempo e recursos da equipe, enquanto garante a qualidade das células e dá mais seguranca aos clientes. O Caio Godoy é O nome, responsável pela Sentinel 360.


Da bancada para o Mercado – a criopreservação


A partir do conhecimento científico gerado e acumulado durante décadas sobre a potencialidade dessas células para uso clínico, o Mercado de criopreservação de celulas tronco foi iniciado e tem expandido nos últimos anos. É claro que a ciência e a medicina ainda precisam avançar muito para implementar em larga escala as terapias celulares, mas a possibilidade de guardar esse material valioso já está há anos disponível.

A técnica de criopreservação é delicada e envolve um série de procedimentos para garantir a viabilidade das células preservadas. Dentre os vários desafios técnicos, podem-se listar:


- A escolha do sistema de contenção;

- A escolha do agente crioprotetor e o protocolo de aplicação;

- A forma de congelamento;

- As condições de armazenamento;


O ambiente de manipulação e armazenamento dessas células é bastante controlado, regulamentado e precisa contar com um sistema robusto de controle de qualidade. Não somente prezando pelos insumos e equipamentos mais modernos, mas também pelo monitoramento em tempo real da temperatura dos tanques de congelamento.


Só imagina o quanto esses equipamentos de monitoramento iam apitar, se controlassem os freezers das universidades… Conversamos com o Thiago, diretor de laboratório da Criogenesis, para entender como aconteceu a adoção do sistema.


Como é a rotina da Criogênesis?


A Criogênesis é uma clínica de coleta, processamento e criopreservação de células tronco hematopoiéticas e mesenquimais, derivadas do tecido, sangue de cordão umbilical e polpa de dente de leite. A coleta do tecido e sangue de cordão umbilical, ocorre após o nascimento do bebê, sendo um procedimento indolor, tanto para a mãe quanto para o bebê, todo o processo é realizado por enfermeira treinada pela Criogênesis. Após a coleta, o material é encaminhado para o laboratório, onde a equipe (profissionais mestrando, doutorando e doutores) processam o material para concentrar as células-tronco e criopreservam em nitrogênio, em um curto espaço de tempo, não extrapolando 48hs entre a coleta e o processamento celular.


Que equipamentos são utilizados no laboratório?


Em nosso laboratório utilizamos os equipamentos para realizar os testes específicos para marcação celular, como citometria de fluxo e Coulter. Além destes, utilizamos microscópio optico, microscópio invertido, balança analítica, geladeira, freezer, ultrafreezer, rebaixador de temperatura (CBS), agitador orbital, Sepax, incubadora de CO2, tanques de nitrogênio, dentre outros.


Que tipos de equipamentos laboratoriais utilizam o sistema de monitoramento?


O Sentinel360 é utilizado em equipamentos críticos, onde o monitoramento 24 horas são imprescindíveis, como por exemplo, incubadoras para expansão de células, que devem ficar em 37°C com 5% de CO2 constantemente. Qualquer oscilação desses parâmetros será necessária uma ação corretiva. Ou os tanques de nitrogênio líquido que guardam as células a -196°C. Temos ainda as geladeiras, freezer e ultrafreezer para monitoramento de temperatura, sala de criopreservação para monitoramento de oxigênio e ambientes controlados, para monitoramento de temperatura, umidade e pressão. Todos esses itens precisam ser controlados o tempo todo, pois podem afetar o serviço prestado.


Por que fazer o controle integrado de temperatura?


Nós percebemos que o monitoramento automatizado da temperatura, umidade e bem como dos parâmetros de pressão diferencial para evitar contaminações nos laboratórios e nível de oxigênio, eram essenciais para trazer maior segurança. São itens de alta criticidade e importância do mantimento dos padrões diante dos materiais genéticos que são armazenados. Não somente, o controle integrado e automatizado trouxe muito mais praticidade e a chancela de compromisso com a garantia de qualidade dos processos da Criogênesis.


Que tipo de problema a solução da 4UIT está resolvendo?


Hoje a 4UIT, através do sistema Sentinel360, como já mencionado, traz segurança não somente para os laboratórios, mas principalmente para os nossos clientes. Demonstrar que hoje possuímos um método de monitoramento automatizado traz maior credibilidade e demonstra nossa preocupação perante os clientes que optam por contratar-nos para os processos de criogenia.


Quando a Criogênesis adquire equipamentos para o laboratório, o que é importante na relação entre fornecedor e cliente?


A chave da confiança entre o fornecedor de laboratório e o cliente é a comprovação da efetividade do sistema e sua capacidade de se manter em operação de maneira ininterrupta, devido aos materiais sensíveis que são armazenados e manuseados. Também é essencial que o fornecedor se comprometa a cumprir o SLA (Service Level Agreement – Acordo de Níveis de Serviço, em português) e se preocupe em demostrar a potencialidade do produto, com a utilização de todas as suas funcionalidades. Assim, o fornecedor trará uma experiência significativa para cliente e, portanto, a plena satisfação.


De que maneira um marketplace para laboratórios pode facilitar a rotina das clínicas de criopreservação?


Os equipamentos que utilizamos em nosso laboratório são rotineiros. Como por exemplo, centrífuga, microscópio, balança analítica, freezer, dentre outros.


A busca destes equipamentos através de um marketplace específico de produtos científicos, pode facilitar grandemente o processo de contratação de fornecedores qualificados.


Para mais informações, entre em contato direto com a equipe da Sentinel360!

62 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page