Igor Scliar Editais e Oportunidades [Especial COVID-19]
top of page
  • Foto do escritorDébora Moretti

Editais e Oportunidades [Especial COVID-19]

Atualizado: 30 de jun. de 2022

Mas é muita coisa que está acontecendo! É incrível ver a comunidade científica, empresas e organizações unidas para enfrentarmos essa crise sem precedentes. Fizemos uma seleção de editais e oportunidades voltadas para a luta contra o COVID-19. Confira!



Desafios


Oportunidades para todos, pesquisadores ou não!

Se você não conhece a plataforma InnoCentive ainda, é uma boa chance! Gosta de desafios? Vamos colocar a cachola para funcionar e ainda contribuir para salvar o mundo! <3


Para pesquisadores


Voluntariado e oportunidades de trabalho.

Produção de ventiladores mecânicos de baixo custo Prof Jurandir Nadal – Laboratório de Engenharia Pulmonar e Cardiovascular – COPPE-UFRJ

Desenvolvimento de ventilador mecânico de baixo custo e complexidade, que possa ser construído em massa, em pouco tempo e com os recursos disponíveis no mercado nacional, dadas as atuais dificuldades de importação. O equipamento tem que permitir a ventilação mecânica com diferentes concentrações de O2, e não causar barotrauma. Testamos uma versão, que aparentemente funciona, envolvendo o emprego de uma válvula Boussignac e válvulas solenoides, mas não atinge (ainda?) as condições ideais de ventilação invasiva.

Recrutamento de Pós-Graduandos com experiência em Biologia Molecular

Responsável: Prof. Luis Cristovão Porto O Laboratório de Histocompatibilidade e Criopreservação estará envolvido na realização da testagem por PCR para o COVID19 em parceria com o LACEN (Laboratório Central Noel Nutels). A partir de segunda feira, a PPC realizará a coleta dos exames para a população atendida no HUPE-PPC (desde ontem estamos coletando amostras de pessoal da UERJ), pela equipe coordenada pelo Prof. Rogerio Rufino.

Necessidade: pós-graduandos com experiência em biologia molecular para atuação como técnicos especializados na realização do teste de PCR para o COVID19, engenheiros para gerenciamento de dados e interfaceamento.

Contato: direcao.geral.ppc@gmail.com

Editais para pesquisadores

Edital CONFAP – União Européia

A Chamada, lançada em caráter emergencial, tem prazo para submissão de propostas até 31 de março 2020, as quais serão avaliadas pelo lado Europeu até 15 de abril 2020, e é aberta à participação de instituições/pesquisadores brasileiros, com co-financiamento.

O objetivo da Chamada não é o desenvolvimento de uma vacina, nem aspectos epidemiológicos, seu objetivo principal, é identificar novos agentes terapêuticos e sistemas de diagnóstico precoces, eficazes e confiáveis relacionados ao novo Coronavírus (SAR-CoV-2).

Mais informações no link.

Edital FAPERJ (para pesquisadores e MPEs!)

A direção da FAPERJ anunciou nesta quinta-feira, dia 26 de março, o lançamento de chamada emergencial destinada apoiar a pesquisa de Covid-19. A iniciativa é uma parceria da Secretaria de Estado da Saúde (SES) com a FAPERJ. Poderão participar instituições de Ensino, Pesquisa no Estado do Rio de Janeiro, startups, micro, pequenas e médias empresas. Intitulada Ação Emergencial Projetos para Combater os Efeitos da Covid-19 – Parceria FAPERJ/SES – 2020, a iniciativa lança simultaneamente (no mesmo documento), três chamadas: Apoio a Rede de Pesquisa em Vírus Emergentes e Reemergentes (Chamada A); Apoio a Projetos já concedidos e contratados em Editais da FAPERJ (Chamada B): e Apoio a Projetos em rede a serem financiados com recursos da FAPERJ em parceria com a SES (Chamada C). No total, serão disponibilizados R$ 30 milhões para os projetos aprovados.


Desafios e oportunidades para startups


A Enap lança desafios para enfrentar a crise do novo coronavírus (Covid-19). São desafios em 4 temas: saúde, economia, impacto social e tecnologia!

A ideia é mobilizar ideias da sociedade para agir no curtíssimo prazo, mas também pensando nos cenários futuros.

Se você tem respostas para essas questões ou identifica novas oportunidades e soluções para o enfrentamento da pandemia, participe da comunidade Desafios e seja um agente na superação desta crise.

Mais informações em breve em gov.br/desafios

Ministério convida startups brasileiras a participarem da campanha StartupsXCovid19

O Ministério da Economia convida startups brasileiras a participarem da campanha StartupsxCovid19, lançada pela Comunidade Governança & Nova Economia (Gonew.co), com apoio da Associação Brasileira de Startups (Abstartups).

As empresas que tenham soluções inovadoras para enfrentar a crise do Coronavírus podem compartilhar suas soluções neste formulário: http://bit.ly/StartupVsCovid19 (esse é o link direto para o formulário)

Esse trabalho em parceria com a ABStartups facilitará termos as soluções de uma forma estruturada para a interação com órgãos como o Ministério da Saúde.

Saia do Papel

Junto com o apoio do Programa Startup Rio vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro, a aceleradora Sai do Papel lança o desafio “Soluções ao COVID-19”, que tem como objetivo incentivar soluções rápidas, viáveis e efetivas aos problemas causados pelo Coronavírus a partir de mentorias, conexões estratégicas e divulgação junto à nossa comunidade. Acesse o link e cadastre a sua solução: https://www.saidopapel.com.br/covid-19

Dúvidas? comunidade@saidopapel.com.br


Para indústria e PMEs


oportunidades para aumentar a produção e inovar.

Edital SENAI/FIRJAN

O SENAI lançou um edital de fomento voltado para empresas com iniciativas que amortizem o impacto do Covid. Juntando equipe e infraestrutura, querem para acelerar as iniciativas e mitigar ao máximo os danos da pandemia!

Edital FAPESP/FINEP

Em função da gravíssima situação que todo o país enfrenta com a pandemia do Coronavirus (COVID19), o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, em sintonia com o Ministério da Saúde, solicitou a todas as suas unidades vinculadas, que buscassem, em caráter emergencial, soluções que viabilizassem atender a demanda por tecnologias para o combate à doença, em especial kits de diagnósticos e respiradores mecânicos (ventilação forçada). Por meio da concessão de recursos do PAPPE do MCTI/FINEP/FNDCT e de recursos orçamentários da FAPESP, serão viabilizados projetos de pesquisa para o desenvolvimento por pequenas empresas no Estado de São Paulo de tecnologias para produtos, serviços e processos para o combate à doença por corona vírus 2019 (COVID19).

Mais informações aqui.


ANBIOTEC


A ANBIOTEC Brasil informa que as empresas associadas em sua rede de Bionegócios já estão desenvolvendo em todo o Brasil soluções tecnológicas, para entregar à sociedade produtos e serviços para detecção do #coronavirus .

Ao longo dos próximos dias disponibilizaremos mais informações sobre novas soluções. Caso saiba de alguma empresa que possui ou está desenvolvendo uma solução tecnológica ao combate do Coronavírus e precisa de apoio, entre em contato com a ANBIOTEC Brasil pelo e-mail anbiotec@anbiotec.org.br.

Vamos juntos por esta causa! Cadastre sua solução no formulário.


Você não é pesquisador, mas quer contribuir?


Tem crowdfunding rolando para a construção de ventiladores e impressäo 3D de materiais necessários! Eles conseguem produzir 200 máscaras por semana, e essas não são descartáveis! 🙂

Acesse e compartilhe: http://sos3dcovid19.com.br/


Como se já não bastasse o vírus….


Sempre tem um para atrapalhar a história e já vem cortes de bolsas Capes em meio à pandemia…

…mas sempre tem alguém para nos surpreender e fazer o certo 🙂

9 visualizações0 comentário
bottom of page