Igor Scliar Ciência Brasileira | Apoio da Tecnologia | Futuro da Ciência
top of page
  • Foto do escritorDébora Moretti

Tecnologia para apoiar a ciência brasileira

Atualizado: 30 de jun. de 2022

Unindo tecnologia com experiência de bancada, duas cientistas criaram uma startup para facilitar o dia a dia dos pesquisadores brasileiros.

Você já se perguntou por que atividades que deveriam ser simples para os pesquisadors brasileiros podem ser tão penosas? O quanto de tempo e dinheiro são perdidos nesses processos, como por exemplo, comprar um insumo mais específico, fazer cotações ou achar fornecedores?



Andreia Oliveira e Débora Moretti, sócias fundadoras da iBench, pensaram muito sobre esse assunto. Ambas são formadas em biomedicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e dedicaram anos de suas carreiras à pesquisa de bancada.

Neste caminho, as duas cientistas puderam ver como os pesquisadores brasileiros surpreendem com sua capacidade de gerar conhecimento de grande qualidade, apesar de todos os desafios que encontram no dia a dia da bancada. Mas não precisa ser assim: alguns desses desafios da ciência brasileira podem ser mais facilmente superados com o uso da tecnologia.


Andreia fez mestrado, doutorado e pós-doutorado no Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ, além de ter trabalhado no Instituto Nacional do Câncer (INCA) e na Universidade de Saint Louis, nos Estados Unidos. Débora fez mestrado também no Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ e depois focou seus esforços para atuar como cientista social estudando inovação, na mesma Universidade. Isso a impulsionou a participar de programas de gestão e empreendedorismo na Suíça e na Alemanha com o objetivo de alinhar a teoria científica com a prática.


Suas experiências em terras estrangeiras lhes permitiram perceber como o fazer ciência pode ser mais ágil e eficiente do que a realidade que encontramos nos laboratórios brasileiros. Atividades que por vezes tomam muito tempo dos cientistas, como uma simples compra de insumos, podem ser feitas de forma mais simples e rápida.

Motivadas pelo desejo de tornar os bastidores da ciência mais eficientes, reduzindo sua burocracia e modernizando seus processos, Andreia e Débora decidiram abraçar o mundo empreendedor e criar a iBench: uma empresa criada por cientistas, focada em desenvolver soluções que facilitem a vida dos pesquisadores brasileiros.


O primeiro fruto desta missão é o iBench Market, uma plataforma onde cientistas poderão buscar e comprar de forma fácil e rápida todos os insumos que precisam para suas pesquisas. Chega de esperar por cotações, agora todos os preços podem ser encontrados no mesmo lugar. Passar horas buscando por produtos sem saber quais fornecedores o vendem? Esquece. Produtos, serviços e seus fornecedores dedicados ao mundo científico encontram-se direto no iBench Market para que a compra de insumos não seja mais uma perda de tempo.


Essa é apenas uma das soluções desenvolvidas pela iBench; nosso objetivo é colocar a tecnologia em favor dos pesquisadores brasileiros e revolucionar o fazer ciência no Brasil.


A equipe iBench tem como objetivo apoiar todos aqueles envolvidos no mundo da ciência. Precisa de uma mãozinha? Entre em contato, é de graça!

13 visualizações0 comentário
bottom of page